domingo, 17 de fevereiro de 2013

Razão ou Emoção, o que regi sua vida?


Texto: 2 Coríntios 4:8-9 diz: Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados.Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos; 
Intr. O ser humano é o unico ser RACIONAL ... pelo menos era para ser, porem alem de seu intelecto ele é um ser EMOCIONAL.
Vamos as definições de algumas palavras
ATRIBULADO:  Que passa por dificuldades (inclusive morais), que sofre atribulação; que é ou está atormentado física ou moralmente; Cheio de problemas, dificuldades e obstáculos (dia a dia atribulado); ADVERSO; TORMENTOSO

PERPLEXOS: Que ficou pasmo, hesitante ou indeciso, sem reação, diante ger. de algo inesperado, incompreensível ou absurdo

PERSEGUIDO: Que sofre ou sofreu perseguição

ABATIDO: Que se abateu.Com aspecto tristonho, desanimado, com aspecto cansado. Diminuído em suas forças físicas e/ou morais devido a doença, tristeza ou cansaço; ALQUEBRADO; PROSTRADO

TRIBULAÇÃO: A bíblia diz em João 16:33 que: Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. 
a primeira coisa que acontece em nossas vidas quando estamos passando por momentos de tribulação é a falta de ânimo para continuar, somos tomados por um desanimo total ... porem CUIDADO o desanimo é o primeiro passo para uma depressão.
Como vencer momentos de tribulação se nossas emoções nos levam para um estado de total desanimo?
ÂNIMO -  ânimo não é algo dado por Deus e sim uma força movida por fé, e Fé não é um sentimento, fé é uma atitude de ânimo.
2 Coríntios 5:6-7 - Por isso estamos sempre de bom ânimo, sabendo que, enquanto estamos no corpo, vivemos ausentes do Senhor. Porque andamos por fé, e não por vista. 

PERPLEXOS: Algumas coisas nos deixam hesitante ou indeciso, sem reação e se isso vier acompanhado de desanimo com certeza nos levara ainda mais para o fundo do poço. O que fazer então?
PROSSIGA: Quando paro ou fico indeciso tenho a tendencia de olhar as coisas que passaram e isso vão gerar em mim sentimos dos quais não me deixam proseguir. O Ap. Paulo fala algo muito interessante. Filipenses 3:13-14 mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. 
A VITÓRIA É SEMPRE POSSIVEL PARA A PESSOAS QUE SE RECUSA A PARAR DE LUTAR!


PERSIGUIDO: A perseguição sem dúvida é uma das coisas que mais nos abalam emocionamente, quem nunca disse: Porque estão me tratando assim, o que eu fiz ...porque fulano não gosta de mim ... por que ciclano me persegue etc ... sem contar quando isso acontece em casa, na família. O que fazer?
Nossas emoções nos traz um sentimento de desamparo ( estou sozinho ) mas a palavra de Deus diz algo muito interresante - Isaias 49:15  pode uma mulher esquecer-se de seu filho de peito, de maneira que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, não me esquecerei de ti.

Temos a certeza da presença de Deus. e mais ... Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguiram e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa. 
Mateus 5:11

ABATIDO: Que se abateu.Com aspecto tristonho, desanimado, com aspecto cansado. Diminuído em suas forças físicas e/ou morais devido a doença, tristeza ou cansaço; ALQUEBRADO; PROSTRADO
O Ap. Paulo diz algo muito interresante
Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho.
Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.  Filipenses 4:11-13

ATRIBULADO, PERPLEXO, PERSIGUIDO OU ABATIDO, tudo isso gera em nos sentimentos que nos afasta de Deus, de uma vida feliz e de nossa vitória.
A bíblia diz: Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Jeremias 17:9

Não se deixe dominar por sentimentos, seja tomado de um raciocinio de fé       
tudo que você ja passou ou está passando ou irá passar, creia é para seu bem.

Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.
Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus.
Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou,
Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.
Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora.
E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.
Porque em esperança fomos salvos. Ora a esperança que se vê não é esperança; porque o que alguém vê como o esperará?
Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o esperamos.
E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.
E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. 
Romanos 8:18-28

Nenhum comentário:

Postar um comentário