domingo, 14 de julho de 2013

PROCURANDO OU SER PROCURADO?

Tem um texto que me chama muita atenção: Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. Mateus 11:28-30

Um convite especial feito pelo próprio Jesus dizendo a todos, VINDE A MIM!
Jesus faz o convite a todos, sem nenhum tipo de descriminação, sem pré requisitos, sem nenhuma regra ou obrigação!

Em outro texto Ele afirma que quando vamos a Ele não foi por nossa escolha e sim por escolha Dele
Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.
João 15:16

Sua afirmação ainda diz que teremos benefícios se geramos frutos!

Por isso muitas pessoas vem a Deus ou muitas estão procurando Deus de alguma forma e isso sem dúvida é valido. Mas estar procurando Deus não é o mesmo de ser procurado por Deus. 
Vamos falar de 2 tipos específicos que Deus está procurando.
1 -  OS FIES 
"Os meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que habitem comigo; o que anda em reto caminho, esse me servirá." Salmos 101:6

Fidelidade: Qualidade de fiel, Fé, lealdade, Verdade, veracidade.

Deus procura, aprova os fieis ... o quanto você pode dizer EU SOU FIEL A DEUS? 
A resposta é simples: Se a fidelidade de Deus vier sobre você na mesma proporção que você é fiel, você está bem ou mal?

Qualidades de um fiel
Quem é fiel
* Não te troca por nada
* Não se atrasa
* Não da desculpas
* Está preocupado em te agradar
* faz a tua vontade
* É obediente
* Te ama acima de tudo e de todos!

2 - OS ADORADORES
No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura.João 4:23

Qual seria a melhor forma de explicar o que é ser uma adorador?

AMIZADE, PREOCUPAÇÃO, APRENDER A AGRADAR E DOAÇÃO


  • Adoração é amizade:

       Você se lembra de alguma situação na qual você foi apresentado a uma pessoa desconhecida? Nestas situações, é natural que o ser humano se sinta retraído e tímido. Isto acontece com todas as pessoa e assim ocorre porque ainda não existe uma intimidade profunda nesta relação. Tudo parece estranho.
       Quando uma verdadeira amizade é formada, cria-se também uma relação mútua de amizade. É um sistema de parceria. Um se coloca a disposição do outro para o que for preciso. Cada dia que passa, o relacionamento se torna mais íntimo e a comunhão mais profunda.
       Na relação entre Deus e o adorador ocorre o mesmo processo. O ser humano é apresentado a um novo amigo (Deus). No princípio desta amizade ele não O conhece e não sabe como agradá-lo. Não há familiaridade. Ambos, então, passam a conversar constantemente (a oração). O homem então começa a entrar na intimidade de Deus e conhecê-lo melhor a cada dia que passa. Este é um ponto fundamental para haver sincera adoração: tornar-se amigo de Deus!
       A questão do conhecimento dentro da amizade também é um requisito básico para um adorador. Ele deve se esforçar para conhecer Deus ao máximo e estreitar esta amizade maravilhosa que foi construída. O próprio Senhor Jesus revela em João 15:15: 
"Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer."  João 15.15 
 

Adoração é preocupação

       Adoração também está relacionado com a palavra preocupação. Quando uma pessoa aceita Jesus, ela deve ter a preocupação de derrotar os pecados em sua vida. Este é o início da vida do adorador. Porém, o lado ruim desta preocupação é que no começo ela está totalmente direcionada aos pecados mais visados ou conhecidos tais como matar, roubar ou mentir. No início da vida cristã, esta pessoa se esforça para não cometer os erros tidos como "graves", e geralmente neste nível ela já se acha digno para trabalhar na obra. Muitos chegam a pensar: "Eu não mato, não roubo e não minto, portanto estou pronto para trabalhar na obra de Deus!"
       A medida que a pessoa começa a entrar na intimidade de Deus, a preocupação automaticamente aumenta, iniciando outra fase no processo da adoração. Nas Escrituras podemos encontrar um episódio que relata uma visão onde o profeta Isaías vê o Senhor assentado no seu trono. Observe o que ele diz quando teve a visão: 
 "Então disse eu: Ai de mim! pois estou perdido; porque sou homem de lábios impuros, e habito no meio dum povo de impuros lábios; e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos exércitos! (Isaías 6:5)".

  • Adoração é aprender a agradar 

       Adorar a Deus é aprender a agradá-lo. Como já expliquei anteriormente, só podemos agradar uma pessoa quando conhecemos o coração dela. O adorador só começará a agradar a Deus quando ele começar a conhecer o Seu coração e conhecer Sua Palavra. O desejo de Deus para o adorador é capacita-lo a entender o que é agradável ao seu coração.
       O discípulo Pedro foi repreendido muitas vezes pelo Senhor Jesus, mesmo depois de um tempo caminhando ao lado Dele. Em muitas ocasiões Pedro tentava agradar Jesus, porém de uma maneira errada, na ignorância. Até mesmo os discípulos foram repreendidos algumas vezes. Em Marcos 10.13,14 há um episódio onde as criancinhas queriam se encontrar com Jesus: 
Marcos 10.13-14 "Então lhe traziam algumas crianças para que as tocasse; mas os discípulos o repreenderam. Jesus, porém, vendo isto, indignou-se e disse-lhes: Deixai vir a mim as crianças, e não as impeçais, porque de tais é o reino de Deus".  
       Nesta ocasião os discípulos provavelmente abordaram as crianças dizendo: "Vão embora! Não aborreçam o Mestre!". Com esta atitude pensaram que estariam agradando a Cristo, mas Ele ouvindo isto se indignou e os repreendeu severamente.

  • Adoração é doação 

       Adoração está relacionada com doação. Doação completa da vida do adorador para Deus. O próprio apóstolo Paulo ordena que: "... se ofereçam completamente a Deus como sacrifício vivo dedicado ao seu serviço e agradável a Ele". O texto é bem claro! O adorador tem a obrigação de se dedicar inteiramente a Deus, doando tempo para o serviço de Deus e principalmente para Deus.
O adorador precisa entender a palavra doação. Doar significa dar sem pedir de volta! Dar não significa emprestar! Quando você empresta alguma coisa a alguém, você espera que a pessoa te devolva. Quando ela não devolve você começa a cobrar. Eu quero que você entenda que doar a Deus é dar por amor, sem pedir nada em troca. Deus é que respalda o adorador quando Ele deseja. O Diabo, em troca da adoração, oferece satisfação e prazeres carnais ao homem. No episódio onde tentou Jesus no desertou ele disse:
"Tudo isto te darei, se, prostrado, me adorares" (Mateus 4.9).
 
       O adorador deve sua vida a Deus mesmo que seja abençoado ou não. Portanto, devemos adorar a Deus aprendendo a doar o que temos e o que somos, sem pedir algo em troca. Deus nos abençoará conforme a sinceridade da nossa adoração.


Você está procurando ou está sendo procurado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário